Como usar as ferramentas de Usinagem com segurança

Tempo de leitura: 2 minutos

Usar ferramentas de usinagem com segurança é fundamental para todo mundo que trabalha nessa área. Afinal, estamos falando de ferramentas de corte e que conseguem perfurar materiais duros, como aço inox e alumínio, por isso, todo cuidado é pouco com a nossa integridade física, certo?

Por causa do alto risco de acidentes, hoje em dia já existe uma série de procedimentos de segurança que ajudam a impedir ou diminuir os riscos e tornar o processo de usinagem muito mais tranquilo e seguro para todos os trabalhadores e profissionais autônomos que atuam nessa área. Se você está no grupo de pessoas que é especialista em usinagem ou que quer se tornar um especialista, veja abaixo algumas dicas importantes para conseguir usar as ferramentas de usinagem com segurança!

Dicas para usar as ferramentas de usinagem com segurança

Sem mais delongas, separamos abaixo algumas dicas para quem quer usar as ferramentas de usinagem com total segurança e evitar os acidentes, que podem ser bem sérios, já que falamos de ferramentas de corte ou de alto poder de perfuração. Vamos lá!

1- Use sempre óculos de proteção

Se você vai utilizar uma ferramenta de rebarba ou que possa espirrar ao redor, é importante sempre utilizar óculos de proteção para evitar problemas com os olhos, pois os resíduos podem machucar ou até mesmo causar cegueira em algumas pessoas. Fique esperto e, se houver recomendação de óculos, não abra mão deles.

Além dos óculos, é importante usar também outros equipamentos de proteção, como luvas. Se possível, utilize todos os equipamentos sem deixar nenhum de lado.

2- Veja se a máquina está em boas condições

Quando usamos ferramentas de usinagem, precisamos também observar as máquinas onde elas estão inseridas para garantir que tudo esteja nos conformes e que não exista nenhum defeito capaz de gerar um acidente. Verifique, principalmente:\

  • Sons anormais que indiquem que a máquina precisa de reparo ou está com algum defeito que não foi notado.
  • Vibrações diferentes do que você está acostumado.

3- Se especialize antes de utilizar as máquinas

Por fim, é muito importante se preocupar em saber mexer com as máquinas e com as ferramentas de usinagem. Sabendo fazer isso, você evita os acidentes e consegue prever melhor algum defeito ou situação de risco. Faça cursos e aprenda a manusear as ferramentas antes de começar a trabalhar.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *